Suspensão

A suspensão desempenha um papel importante no veículo – manter os pneus em contato com o chão, garantindo a estabilidade do carro, e absorver os impactos do veículo com o solo, proporcionando conforto aos ocupantes. Para que essas funções sejam cumpridas eficazmente, os componentes do sistema, como amortecedores, molas e braços, entre outros, precisam estar em bom estado de conservação.
Caso os componentes do sistema de suspensão estejam comprometidos, a não substituição deles pode provocar o desgaste dos pneus e, pior do que isso, comprometer a estabilidade do veículo, prejudicando a sua dirigibilidade e podendo provocar acidentes graves. Para evitar maiores problemas, o proprietário deve seguir as orientações do manual do proprietário e submeter o veículo a revisões e manutenções periódicas.
Outra dica para garantir uma boa dirigibilidade é ficar atento aos sinais provocados pelo desgaste nos componentes da suspensão. Ao menor sinal de ruído é aconselhável procurar um mecânico, pois os componentes do sistema podem estar com folga excessiva.
A perda de estabilidade, principalmente em curvas acentuadas – casos em que os pneus podem “cantar” – também indica problemas. Os mecânicos orientam fazer uma verificação periódica das buchas de borracha e dos braços oscilantes.
Quanto aos amortecedores, é importante observar a sua durabilidade – em média, de 40 mil quilômetros. Ao substituir os amortecedores, é recomendável também trocar o jogo de molas. Os técnicos em mecânica aconselham não comprar amortecedores recondicionados, informando que podem até piorar o desempenho da suspensão. Não esqueça de verificar o estado dos pneus e faça periodicamente o alinhamento e o balanceamento do veículo. Se os pneus apresentam desgaste irregular, também são indicativos de problemas no sistema.

SUSPEN~1

Itens a serem verificados do conjunto da suspensão:

  1. Folgas nas buchas e pivôs das bandejas.

    BANDEJ~1

  2. Folga nos terminais e caixa de direção.

    UCCAEXRWKMCABM002GCATKR1ADCAL97UL2CAUOO377CAU13ZEKCAKM20VPCAUZ09OLCAWSZ4RSCAG4S9P0CAALAL2PCAXN15HWCAM7RPCJCAJ85HEBCADZVAE0CA5BY8YZCACT06EGCAMGFY4R-2

  3. Verificar a folga nos rolamentos das rodas.

    1 cubo + rolamento- 3

  4. Verificar a existência de vazamento nos amortecedores e a sua carga.
    Batentes superior-4

5.Verificar a folga nos batentes superiores do amortecedor. Verificar também as coifas e batentes internos do amortecedor.

amortecedor 5

6.Existência de coxins do motor e câmbio quebrados.

coxim motor quebrado 6

7. Rasgos ou folgas nas buchas da barra estabilizadora.
barra estabilizadora + buchas -7

  1. Em todos os componentes da suspensão verificar a existência de trincas, soldas ou quebras

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